domingo, 16 de outubro de 2016

Quadro "Dani te leva", Pituã!

Olá Meus Queridos Aventureiros e Desbravadores!

Vamos viajar nessa linda aventura, mágica, paradisíaca, encantadora... um verdadeiro paraíso!


Sou dessas que ama a Natureza e amo sair por aí descobrindo lugares inusitados.

“Seja a braçadas ou no balanço do barco, poucos minutos são necessários para chegar às ilhas Pituã e Itatiaia, vistas a olho nu por quem passa pelas Praias de Itapuã, Praia da Costa, Praia de Itaparica e Praia das Garças, em Vila Velha. No desembarque, o paraíso se revela: à vegetação, somam-se as piscinas naturais de águas transparentes, onde variadas espécies marinhas se abrigam. Das conchas espalhadas pelo chão à coreografia das aves no céu tudo parece ter sido criado em detalhes. Até mesmo as pedras, algumas com recortes milimétricos, são atrações à parte do cenário.”

Locais abrigam espécies em risco de extinção - “A importância da ilha Pituã e do arquipélago de Itatiaia, composto por sete ilhas, deriva da diversidade biológica que abrigam. Além da variedade de peixes, algas e invertebrados marinhos existentes nos costões rochosos, o professor de pós-graduação em Ecologia de Ecossistemas da Universidade de Vila Velha, Werther Khrolling, ressalta que as ilhas são locais de reprodução de aves marinhas. 

Praia onde se chega de Barco

Entre elas, as andorinhas-do-mar-do-bico-vermelho e do bico amarelo e as pardelas-de-asa-larga, espécie ameaçada de extinção, que só se reproduz nessas ilhas do Estado e em duas ilhotas de Fernando de Noronha, Pernambuco.”


A Ilha fica na Praia de Itapuã, bem na curva onde está a colônia de pescadores, e se encontra a aproximadamente 250 metros da praia. É uma ilha pequena, e é excelente para ir sozinho, com amigos, com a família toda, incluindo as crianças, passar o dia, pescar, fazer piquenique, ver o nascer e o por do sol...
Na ida se tiverem sorte vão se deslumbrar com as Tartarugas Marinhas e os Golfinhos que passam pelo caminho!


Você pode se deliciar com sua piscina natural, de água rasa, bem transparente e calma, além de que para quem está acostumado com as aguas geladas de Vila Velha, vai amar a água mais quente da piscina, pois devido a pouca profundidade ela fica numa temperatura bem mais agradável. Caso queiram explorar os arredores da ilha, lembre-se de levar os equipamentos de mergulho para poderem aproveitar o visual marinho.
Pra chegar lá, você pode além de ir nadando, de sup, caiaque... (que se não tiver, na Praia da Costa tem para alugar), pode contratar os pescadores/barqueiros para te levar. O valor hoje está em R$ 25,00 por pessoa, ida e volta. É só marcar a hora que eles voltam para te buscar, ou quando você telefonar. O sinal de telefone é bom por lá.

Joaninha!

“É um local de grande biodiversidade que vem sendo ameaçado não só pela ausência de fiscalização, mas pela falta de educação ambiental”. Por isso meus queridos, não se esqueçam de ter consciência ambiental e levar seus sacos de lixo! E não destruir a linda natureza de lá... Não pegar os seres marinhos e nem pensar de trazer...


Regras:


Em breve visitaremos também o Arquipélago das Ilhas Itatiaia, com a Ilha Boqueirão, pois foram liberados para a visitação no sábado agora, dia 15.10.2016, devido a,  resolução 011/2005 do CONSEMA que protege o período de reprodução das andorinhas-do-mar que frequentam o arquipélago.

Proibição: Desembarque - É proibido o desembarque nas ilhas apenas entre 15 de março e 15 de outubro.

Restrições: Fogo - Para as outras épocas é possível desembarcar, mas sem fazer fogo, mesmo com uso de lenha ou carvão.Vegetação - Não danificar a vegetação, nem introduzir plantas ou animais exóticos.Acampamento - Não acampar.Resíduos - Não deixar lixos.Animais - Não levar animais domésticos.Fauna - Não perturbar a fauna residente ou migratória.

Espero que tenham gostado!
E para que eu me motive cada vez mais, conto com o like de vcs e com as Inscrições nos Canais!
- Blog Dani Baihense: danibaihense.blogspot.com.br
- Canal do Youtube: www.youtube.com/c/DanielaBaihense
- Fan Page: Dani Baihense
- Instagram: Dani Baihense


Bjos da Dani Baihense


#danibaihense #ilhasdevilavelha #ilhasdoespirtosanto #turismocapixaba #vilavelha #espiritosanto #capixabismo #turismo

Fonte de Pesquisa: Gazeta Online

Um comentário: