quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Na Cozinha com Dani - Aline Miceli faz Pasta Fresca com Molho de Tomate ...



“Na Cozinha com Dani Baihense”

Aline Miceli faz Pasta Fresca com Molho de Tomate e Manjerição


Olá Pessoas incríveis!
Recebi aqui em casa uma grande amiga de adolescência... A incrível, criativa, mãezona e mega profissional... A Competente Arquiteta Aline Miceli, que ama sua descendência Italiana e nos presenteou com... o que vão ver no Vídeo... Surpresa! Só digo uma coisa: Nunca pensei que fosse tão fácil! Mas é cheio de pulo no gato, por isso, vocês não podem deixar de ver o vídeo!
E o melhor: Vejam que texto lindo que ela me mandou explicando tudo sobre nosso vídeo!

Por Aline Miceli
Outro dia postei uma foto do meu varal repleto de macarrão no facebook. O resultado? A Dani, minha amiga querida de longaaaaaa data, me convidou para fazê-lo na casa dela, na cozinha dela, para o Canal dela! Claro que aceitei! Fiquei lisonjeada! J Se essa a história desse vídeo é curtinha, a história do macarrão vai muito além!

Da onde vem o macarrão?
Existem várias histórias sobre a origem do macarrão. Você deve ter ouvido falar da história de Marco Polo, o navegador italiano que trouxe o produto da China e mudou os hábitos italianos. Mas esta é a história mais famosa.
Existem outras histórias tão ou menos famosas, como a do marinheiro Spaghetto, que também teria levado o produto da China para a Itália, mas não há datas certas para sua expedição ou sua chegada à Itália, o que sempre deixa os historiadores na dúvida sobre a história oficial.

Marco Polo foi um navegador italiano no século XIII. Em 1271, ele partiu numa expedição à China, onde ficou por 24 anos. Quando voltou para Veneza, trouxe junto receitas deliciosas de massas feitas com uma planta chamada "Sagu". Mas ele nunca disse que sagu era trigo, ou que a massa era macarrão. Quem inventou esta história foi o editor do seu livro de memórias, que quis explicar melhor a planta e acabou inventando a origem chinesa do macarrão.

De acordo com historiadores, o macarrão é mesmo italiano, e surgiu na ilha da Sicília 100 anos antes de Marco Polo. Os sicilianos moíam o trigo e o misturavam com água e vinho branco, dando origem ao "Maccaruni". O prato começou a ser difundido para o resto da Itália quase na mesma época da chegada de Marco Polo. Nessa época, somente as elites tinham acesso à massa, produzida de forma artesanal: os homens esmagavam os grãos de farinha com os pés, e depois misturavam água e ovos.

Dois séculos mais tarde, o rei Francesco I mandou que se desenvolvesse uma forma mais higiênica de produção. Assim, surgiram as primeiras prensas hidráulicas. Por volta de 1800, com a expansão marítima, o macarrão foi levado ao resto da Europa e do mundo, comercializado e popularizado.

No Brasil, o macarrão chegou junto com a imigração italiana, na segunda metade do século XIX. Famílias inteiras chegavam ao Porto de Santos, SP, e vinham trabalhar nas fazendas de café do Sul e Sudeste.


E de onde veio o macarrão que aprenderemos nesse vídeo?
Da Calábria, precisamente de Fuscaldo, província de Cosenza, de onde veio a minha avó. Ela, como os italianos que migraram para o Brasil, fazia a massa com ovos. Mas eu nunca fui fã do gostinho de ovo e achei que com azeite poderia dar pé. Experimentei e... O resultado você pode experimentar na sua casa!

Ingredientes da massa:
- Trigo – você pode usar o grano duro, mas pode ser a farinha comum também. Para 4 porções, use 500kg
- Azeite de oliva extra virgem: regue o trigo com ele;
- Água morna: até a massa atingir a textura do lóbulo da sua orelha (se exagerar acrescente mais trigo);
- Sal a gosto.

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes e... Mãos à massa! Depois, jogue trigo numa superfície limpa, plana e lisa, pegue o rolo de macarrão e vá abrindo a massa em pequenas porções. Quando ficar bem aberta, enrole a massa e corte. Abra as tirinhas, coloque no varal para secar. Depois de 24 horas o macarrão estará pronto para você cozinhá-lo. Pegue uma panela bem grande, coloque água para ferver e quando estiver fervendo, acrescente sal. Coloque a massa para cozinhar. Quando enrolar no garfo, está pronta. Escorra a água e acrescente o molho.

Ingredientes do molho:
- Tomate italiano (8 a 9 tomates) grandes e vermelhos
- Azeite
- Manjericão roxo e comum
- 3 dentes de alho picadinhos
- Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:
Se você quiser fazer o molho da forma tradicionalíssima, faça uma cruz no “bumbum” dos tomates e coloque-os para ferver. A pele vai soltar. Abra os tomates, tire a semente, pique-os e siga os passos do depois de colocar na panela.
Se você é como minha filha Beatriz e não gosta de desperdício: corte os tomates e coloque-os inteiros, com tudo, pele e sementes no liquidificador. Dá certo. Acredite!
Bem, pegue uma panela, aqueça o azeite, adicione o alho, doure um pouco e acrescente o manjericão roxo. Acrescente o tomate batido e deixe secar. Quando estiver reduzido, acrescente sal, pimenta e manjericão. Pronto! Coloque por cima da massa e delicie-se!

Buon appetito!
Contato Aline Miceli
Página Facebook: Aline Miceli
Email: alinemiceli@gmail.com
Telefone: 27 99699-6777

Gostaram?
Eu atesto que não é bom! É maravilhoso! Eu simplesmente me senti num restaurante Italiano!
Revivi minha viagem aquela Terra Maravilhosa, estando aqui dentro de casa! E vocês podem fazer o mesmo!!!

Para que eu continue me motivando cada vez mais, conto com o Like de vcs e com as Inscrições nos Canais:
- Blog: danibaihense.blogspot.com.br
- Fan Page: Dani Baihense
- Instagram: DaniBaihense
- Snapchat: Dani Baihense 
- Google +: Dani Baihense
- Twitter: Dani Baihense

Beijos deliciados

Dani Baihense

3 comentários:

  1. A Bia amouuuuuu!!!!!!!! Agora ela vai escrever:
    no molho eu sinto o gostinho do alho!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Super faço! Aliás, Dani, outra super talentosa! A Bianca (bialcure) faz cada doce... Jesus!!! E o bolo de cenoura?! É de comer ajoelhado e rezando!

      Excluir